Os ganhos do descarte correto de embalagens

Embalagens usadas descartadas de maneira imprópria no meio ambiente significam problemas ecológicos, perda financeira e impacto na sustentabilidade das empresas.

Descartar embalagens contaminadas de forma correta faz parte de toda a cadeia de uso, isto é, do fabricante ao consumidor. Porém, nem sempre o processo correto de descarte de embalagens é conhecido por quem faz uso desses recipientes.

A questão vai além da consciência ambiental, existem leis que preveem o descarte correto de resíduos. As embalagens usadas fazem parte disso.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS/2010) é uma delas, que regulamenta e oferece um conjunto de diretrizes que adequam o descarte de resíduos domiciliares, industriais e até resíduos perigosos (corrosivos, tóxicos, entre outros). Em caso de não cumprimento, as empresas se tornam sujeitas a penalidades (multas e detenção).

Para empresas que não sabem o que fazer com suas embalagens usadas (metálicas e plásticas), há uma solução: a Tamborsul faz a coleta e oferece destinação correta a cada uma das embalagens agindo de acordo com as normas vigentes e contribuindo com o meio ambiente.

Embalagens recicladas são sinônimos de recursos naturais reaproveitados. Tal ação contribui para o desenvolvimento sustentável, impede a contaminação da natureza e a extração de
recursos naturais para produção de novas embalagens.

Embalagens metálicas

As embalagens metálicas recebidas pela Tamborsul são inicialmente classificadas para determinação do processo de descontaminação. Embalagens com tampa fixa são submetidas e descontaminadas por lavagem enquanto que as embalagens com tampa removível são encaminhadas para o processo de descontaminação térmica.

Ambos os processos garantem a descontaminação total da embalagem, propiciando sua utilização para o acondicionamento seguro de diversos produtos perigosos ou não.

As embalagens descontaminadas que foram reprovadas pelo setor de qualidade para uso são prensadas e encaminhadas para empresas que reciclam o metal, transformando-o em matéria-prima novamente.

Embalagens plásticas

As embalagens plásticas recebidas pela Tamborsul para destinação são inicialmente classificadas em função de seus volumes, tipo de produto acondicionado e material plástico. A partir da classificação, define-se o processo de destinação que será executado, podendo ser por lavagem, onde o produto final será a embalagem original descontaminada ou, por processo de moagem e lavagem onde o produto intermediário produzido será o plástico moído descontaminado, que será utilizado pela própria Tamborsul para a fabricação de uma embalagem 100% reciclada.

Todo esse processo é executado com o mais alto nível de comprometimento ambiental e de qualidade.

Saiba mais, consulte nossos especialistas.

Postado por tamborsul em 16 de janeiro de 2020.

Últimas Postagens