Uso eficiente de recursos naturais e a competitividade no mercado
Empresas ecologicamente conscientes já perceberam que a economia linear (aquela baseada na extração de matéria-prima, uso e descarte) não é adequada. Por isso, novos modelos de negócio estão surgindo para redesenhar os processos e produtos consumidos, priorizando a redução do uso de matéria-prima natural, desperdício e redução dos custos. Tudo isso impacta diretamente nos negócios.
O crescimento está diretamente ligado à tomada das melhores decisões, adeque-se a realidade da economia circular.
O transporte e descarte irregular dos resíduos provocam danos ambientais irreversíveis, como secas prolongadas, contaminação do solo, mudanças climáticas e a agressão direta à população.
Empresas que têm como base de sua receita o transporte de líquidos, sejam perigosos ou não, buscam alternativas para tornarem seus processos viáveis e seguros. Uma delas é a utilização dos IBC´s (contentores intermédios para mercadorias a granel).
Os IBC´s são embalagens ecológicas que podem ser reutilizadas quando passam por um processo de descontaminação. Para isso, é necessário que haja um rigoroso método de limpeza para a retirada completa dos resíduos.
Todo recipiente deve passar por uma inspeção geral para assegurar a descontaminação completa do IBC. Para garantir que o processo seja correto, seguro e sustentável, é obrigatório que haja a certificação INMETRO.
Essa é mais uma alternativa para empresas que desejam dar um passo à frente e introduzir um modelo de economia circular em seus negócios.
Postado por tamborsul em 3 de dezembro de 2019.