Bombonas plásticas e a importância da segurança no transporte de líquidos

Compreender as peculiaridades do transporte de líquidos auxilia a redução dos acidentes e outros inconvenientes para a empresa, meio ambiente e população. Uma das especificações para o transporte desse material são as embalagens.

Como ficam as leis?

ANTT 5232/2016 – esteja em conformidade com a resolução

Atualmente, o transporte rodoviário de produtos perigosos, por colocar em risco o meio ambiente e a saúde geral das pessoas, é submetido às regras e aos procedimentos técnicos trazidos pelo Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, Resolução ANTT 5235/2016. Com o objetivo de estabelecer segurança nas atividades de transporte de produtos perigosos, a resolução impõe a obrigatoriedade de utilização de embalagens homologadas pelo INMETRO para acondicionamento de produtos perigosos. A resolução também estabelece:

– Critérios técnicos para classificação de risco de produtos perigosos para transporte;
– Acondicionamento certificado e identificação das embalagens;
– Sinalização das unidades e dos equipamentos de transporte;
– Documentação necessária para transporte.

FEPAM e o Meio ambiente

As medidas de segurança são essenciais no transporte de cargas, seja ela qual for. Existem normas específicas que regulamentam essa atividade.
De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) algumas normas são:

– Lei Federal n° 6938, 31 de agosto de 1981, Regulamentada pelo Decreto n. 99.274, de 06/06/1990, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras Providências;
– Resolução CONAMA n.º 237/97, de 19/12/97, que dispõe sobre a exigência de licenciamento ambiental para inúmeras atividades, entre elas o transporte de produtos perigosos, e;
– Lei Estadual n.º 7.877, de 28/12/83. Válida para todo território rio-grandense.

A segurança no transporte de líquidos que as bombonas plásticas oferecem:

As embalagens para o transporte de líquidos devem manter a segurança do produto acondicionado, ser durável, com design empilhável, evitar o desperdício durante a transferência do conteúdo, além de impedir corrosão ou contaminação do interior.

As bombonas plásticas são uma solução largamente utilizada, pois estão de acordo com as regras de acondicionamento e transporte, além de seguirem as normas de segurança nos quesitos pressão, estanqueidade, empilhamento, resistência ao rompimento, atóxica, entre outros.

Por ser um recipiente pensado para o transporte seguro, é imprescindível que as empresas se atentem à melhor escolha para o transporte de seus produtos. Todos os detalhes são fundamentais para um segurança eficaz.

Postado por tamborsul em 22 de novembro de 2019.

Últimas Postagens